Este trabalho mostra a experiência vivida durante o estágio supervisionado na Escola Municipal Balão Mágico, localizada na cidade de Rolim de Moura, Rondônia. O estágio aconteceu entre os dias 27 de março e 24 de abril de 2025 e teve duração de 86 horas. A turma acompanhada foi do 2º ano do Ensino Fundamental, em que foi possível observar de perto o dia a dia da sala de aula e participar do processo de ensino e aprendizagem. O principal desafio percebido foi a presença de situações de bullying não intencional, ou seja, quando as crianças dizem coisas que machucam os colegas sem perceber, como ofensas ou exclusões, tratando como brincadeira, mas que causam tristeza, vergonha ou sofrimento. O objetivo foi compreender mais de perto essas situações, ver como a professora lidava com elas, além de refletir sobre como o professor pode ajudar a criar um ambiente mais respeitoso e acolhedor. Para isso, foi usada a observação participante: acompanhei as aulas, participei das atividades e anotei tudo no diário de campo. Também tive a oportunidade de planejar e ministrar aulas. As atividades realizadas envolveram leitura, escrita, matemática, ciências e comemorações de datas importantes, sempre buscando atender as necessidades de todos os alunos. No campo teórico, visando entender o comportamento das crianças, foram usadas ideias de autores importantes como Piaget e Vygotsky, que ajudam a explicar como as crianças aprendem a conviver com os outros, respeitar as regras e desenvolver empatia. Os resultados mostraram que, mesmo sem querer machucar, algumas atitudes das crianças afetam o ambiente escolar. No entanto, conversas em roda, mediações entre os alunos, diálogo com os pais e atividades que incentivam o respeito fizeram grande diferença. A professora usava essas estratégias com frequência, e foi possível ver mudanças positivas no jeito como as crianças se tratavam. A experiência em ministrar aulas foi muito importante para minha formação, pois me deu mais confiança, ajudando-me a conhecer os alunos e a melhorar minhas estratégias de ensino, especialmente em matemática, que é uma área em que me sinto mais segura. Concluo que o estágio foi uma etapa fundamental na minha formação como professora. Aprendi que ensinar vai além de passar conteúdos: é cuidar, escutar, mediar conflitos e ajudar as crianças a crescerem com respeito e empatia. Essa vivência mostrou a importância de unir o que se aprende na universidade com a prática na escola, para ser um professor presente, atento e humano.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO